Carreira com

DDD do Jeito Certo

Para você desenvolver software sem perder o foco do que é mais importante

Destaque-se desenvolvendo soluções boas de verdade atacando a complexidade no coração do software.

Mantenha o foco no que é importante

Entenda que pouco adianta um software com excelente desempenho, com código elegante e limpo, ou ainda, que faça uso eficiente dos recursos da máquina se, no “fim do dia”, ele não cumprir seu propósito.

Software bom de verdade atende muito bem as expectativas de quem precisa dele, sem deixar de cumprir com seu propósito atendendo os objetivos de negócio.

Domain-driven Design te ajuda a identificar que problemas realmente precisam ser resolvidos e te ajuda a manter o foco no que é importante durante o projeto de software.

Desenvolva competências muito além do código

DDD te ajuda a resolver problemas complexos que estão muito além do código, como, por exemplo, a organização dos times e a determinação de estratégias assertivas para fracionamento de microsserviços. Domain-driven Design é indispensável para que, dominados os fundamentos, você possa continuar avançando na carreira.

Destaque-se por sua capacidade de colaborar dentro e fora das áreas técnicas

Domain-driven Design lembra-nos gentilmente que desenvolver software não é atividade apenas de pessoas técnicas. Trata-se de práticas e padrões que facilitam e potencializam a colaboração entre times do “negócio” e de “tecnologia” no dia a dia, maximizando a entrega de valor percebido ao longo do tempo.

Aprenda a identificar e, principalmente, garantir mais entrega de valor nos projetos em que estiver envolvido.

Vou te ensinar Domain-driven Design, do jeito certo

DDD objetiva atacar a complexidade no coração do software. Entretanto, não é raro encontrar tentativas de adoção que apenas adicionam dificuldade ao desenvolvimento de software. Gente técnica fixada em padrões de codificação que conferem a projetos “aparência de DDD”, porém, sem seus benefícios.

Para ser efetivo, DDD demanda atenção aos fundamentos, começando pela explicitação da linguagem onipresente, comum a pessoas de negócio e tecnologia, e vai bem mais além.

Utilizo o Domain-driven Design desde 2006. Aprendi o que funciona e, principalmente, o que não funciona, tanto em projetos em que atuei diretamente, quanto em outros em que facilitei como consultor. É exatamente o que aprendi em todos esses anos, em minha vivência prática, que desejo te ensinar.

Como vou te ajudar a adotar Domain-driven Design do jeito certo

Mais do que entender conceitos, ferramentas e práticas associadas a DDD você precisará dedicar algum tempo para conseguir perceber a extensão e as possibilidades de aplicação da técnica. Isso exige interação, prática e discussão.

Muitas das orientações que você encontra on-line e até mesmo em livros são exageradamente simplificadas, datadas ou genéricas. Por isso mesmo, muitas das referências mais populares já são insuficientes para que você consiga fazer progresso real.

Minha abordagem consiste em encontros periódicos, sessões de masterclass, onde discutimos Domain-driven Design combinado teoria (que é necessária) com aplicabilidade prática (que é indispensável).

Compartilhe suas experiências com outros participantes e incremente seu networking

Finalmente, você também vai incrementar seu networking interagindo comigo e com seus colegas em um grupo no telegram. Todas as sessões de masterclass realizadas são gravadas e estão disponíveis na plataforma. Em cada masterclass, reviso temas fundamentais e faço recomendações de leitura para qualificar ainda mais o aprendizado.

Este curso é direcionado para profissionais que já dominam os fundamentos

Gente que está começando na carreira consegue “acompanhar” as aulas? Provavelmente, mas vão precisar se empenhar muito mais. Afinal, quem ainda está no início de sua jornada ainda precisa dividir atenção com o desenvolvimento das competências fundamentais para todo desenvolvedor.

Profissionais que já dominam as competências fundamentais já estão em condições de apreciar e se aprofundar nas diversas vantagens de Domain-driven Design.

Senioridade

Temas abordados neste curso

As sessões de masterclass e as lições adicionais abordam seguramente os seguintes temas, mas não estão restritas a eles:

1

Linguagem Onipresente (Ubiquitous Language)

2

Subdomínios e contextos delimitados

3

Context Mapping

4

Entidades e Objetos de Valor

5

Agregados

6

Eventos de Domínio

7

Specifications

8

Repositórios

9

Que idioma usar no código que expressa o modelo de domínio?

10

Serviços de Domínio (Domain Services)

11

Factories

12

Usando DDD para estruturar times e microsserviços

MasterClass AO VIVO, mensalmente

As aulas serão editadas e disponibilizadas na plataforma Hotmart

Você poderá assistir às aulas quantas vezes quiser durante 1 ano

Acesso ao grupo exclusivo no Telegram

Próximas sessões de masterclass

Confira quais são as próximas sessões de masterclass que já estão agendadas para este curso:

Agenda

Quando

Tema

Quando:
15/03
Tema:

As mil e uma utilidades de Domain-driven Design

Discutiremos cenários onde DDD tem sido adotado modernamente. Entenderemos como DDD Estratégico é útil, por exemplo, para planejar a estruturação de times, decompor microsserviços e facilitar a gestão (e arquitetura) de dados em escala. Explicitaremos como DDD pode colaborar para a formação de culturas verdadeiramente ágeis, com ênfase em colaboração.

Sobre mim

Atuo há mais de 25 anos como executivo e especialista técnico na construção de negócios de classe mundial. Ajudei a redefinir a forma como se pensa, projeta, vende e entrega móveis, primeiro no Brasil desenvolvendo software para o vertical moveleiro.

Fui reconhecido como Microsoft Most Valuable Professional desde 2011 e Microsoft Regional Director desde 2018, e tenho atuação forte e reconhecida na comunidade técnica internacional, participando como articulista e palestrante em comunidades e eventos internacionais.

Atuei no desenvolvimento de soluções de banco de dados globais e, como consultor, ajudei empresas de diversos portes e segmentos – incluindo Banco do Brasil, Icatu, Serasa, Stone, Tramontina – em suas iniciativas de transformação digital.

O que eu ensino nos meus cursos é baseado na aplicação prática – acertando e errando – de todos os conceitos que ensino. Por isso mesmo, sei que posso te ajudar a fazer as coisas do jeito certo.

Faça já a sua inscrição!

A primeira MasterClass AO VIVO será realizada em 15 de março às 19:30 pela plataforma Zoom e as demais aulas acontecerão mensalmente e ficarão disponíveis na plataforma Hotmart para você assistir sempre que quiser.

Quem fizer a Mentoria em Arquitetura de Software comigo recebe 50% de desconto na aquisição do curso de DDD do Jeito Certo. Alunos de outros cursos online recebem 20% de desconto.

DDD do
Jeito Certo

com

Perguntas frequentes

Receba conteúdos e ofertas especiais em seu email

Periodicamente disponibilizo aulas bônus e ofertas especiais para pessoas inscritas na minha newsletter. Se você tem interesse em receber essas notificações, cadastre seu e-mail para que eu possa lhe avisar:

× Precisa de ajuda?